Posted by: admin in: ● 15 de Janeiro de 2015
Foto de Paulo Valzacchi
DESAPEGAR significa:
ABRIR MÃO DO VELHO,
DANDO ESPAÇO
PARA QUE NOVAS COISAS ACONTEÇAM.
Costumo dizer que a única forma que existe de se desapegar, sem levar consigo o saudosismo e muitas vezes a frustração, é vivenciando o presente.
É importante saber quando uma etapa chega ao final. Tenho comigo que se insistirmos em permanecer nela mais do que o necessário, iremos perder o sentido das etapas seguintes. Ficaremos presos, ancorados em coisas que já não fazem mais parte da nossa vida, do nosso momento.
A vida é feita de ciclos, por isso a importância de saber deixar vir as coisas, as oportunidades, as pessoas, os momentos e, após desfrutá-los, também saber deixar ir.
Já dizia Heráclico: “Nada é certo, a não ser a mudança” e eu concordo plenamente com ele. Ela vai acontecer, queiramos ou não. Então pra que se apegar, resistir, sofrer, reter o que não nos pertence mais? Afinal, é ela a mudança, que nos dá a oportunidade única de ampliar as perspectivas e de expandir a vida.
Assim deixar ir embora, se desprender, desapegar-se é um ato muito importante antes de se começar um capítulo novo na vida. É o aprendizado contínuo de deixar a vida passar por nós sem querer retê-la.
Afinal se não abrirmos mão do velho, como pode haver espaço para o novo?
Fica a dica!