Sônia Daniel

TERAPIA FLORAL: INTRODUÇÃO, USO E RESULTADOS

Posted by: admin in: ● 11 de julho de 2009

Este artigo tem como intuito mostrar resultados obtidos com o uso da Terapia Floral, fortalecendo sua aplicação como uma preciosa forma de cura. Para tanto, utilizo alguns depoimentos de casos que me foram enviados por Terapeutas Florais para ilustrá-los.

Neles foram relatadas as vivências de pessoas que utilizaram fórmulas dos Sistemas Florais: de Bach, Minas e Saint Germain. Em alguns casos as essências dos três sistemas foram utilizadas em conjunto no mesmo frasco de tratamento e em outras, de forma separada.

Antes de entrarmos propriamente nos casos, vou esclarecer alguns aspectos em relação à administração das essências florais, para dar subsídio ao entendimento dos relatos.


Terapia floral: o método de cura pelas flores

O método de extrair as virtudes medicamentosas e curativas das flores é chamado de Terapia Floral. É um método sutil de cura, que visa tratar a pessoa e não a doença.

Quem sistematizou a terapia floral foi Dr. Edward Bach – médico bacteriologista e homeopata que nasceu na década de 30, na Inglaterra – que acreditava que o reino vegetal tinha uma relação muito especial e direta com a alma humana.  Ele dizia que as doenças não são primariamente devidas a causas físicas, mas sim a estados de espírito perturbadores que interferem no estado normal da pessoa e que, quando persistem, alteram as funções do organismo e finalmente levam a elas.

Essencialmente, a terapia Floral de Bach sustenta que é ao próprio doente que compete mudar seu estado de espírito sobre a doença. Salienta ele “não é a doença que precisa de tratamento…..as doenças não existem; o que existe são pessoas doentes”.

O Dr. Bach dizia que devido às vibrações elevadas, certas flores, árvores e arbustos silvestres têm o poder de elevar nossas vibrações humanas e abrir os canais para ouvirmos as mensagens do nosso Eu Espiritual. A partir daí a nossa natureza se inunda com a virtude específica de que precisamos e remove de nós a falha que está causando o sofrimento. A cura acontece não atacando a doença, mas inundando o nosso corpo com as belas vibrações do nosso Eu superior, em cuja presença a enfermidade se dissolve.

O princípio físico de reação das essências florais é a Ressonância (vibração de um campo de energia causado por outro campo de energia de vibração semelhante ou simpática). Assim, cada essência floral possui uma freqüência vibracional específica que irá atuar como um campo de energia, amplificando a qualidade semelhante que existe no indivíduo, harmonizando o padrão vibracional e proporcionando os caminhos de cura.

Preparo das Essências Florais

As Essências Florais são preparadas através de um método muito simples: impregnando a água com a energia das flores. Portanto as essências florais consistem em água energizada com a energia das flores.

Reações à Ingestão da Fórmula

Apesar das essências florais serem inócuas, algumas pessoas ao as utilizarem apresentam reações emocionais adversas, tais como ansiedade, angústia, etc… Os sonhos se intensificam neste período. Podem ocorrer, também, reações de purificação (tais como: erupções cutâneas, diarréias, vômitos passageiros, etc) ou mesmo reações de revitalização, tais como o aparecimento de menstruação após um tempo de amenorréia.

Isto é perfeitamente compreensível, uma vez que a pessoa começa a entrar em contato com processos dolorosos internos, os quais podem deixá-la mais agitada ou mais angustiada interiormente, provocando certas purificações.  É uma pequena fase que antecede o processo de melhora.

Como a Terapia Floral trabalha processos muitas vezes complexos e desconhecidos pela pessoa, há que se entender que a “cura” levará algum tempo para ocorrer. Desestruturar um sofrimento é algo que leva tempo, sendo necessário, constância no tratamento e prudência na escolha das essências.

A escolha das essências

As descrições das essências são personalizadas assim cada caso é tratado de forma única. A recomendação baseia-se em entrevista feita com o cliente, e pode ser acompanhada de análise radiestésica, bem como de outros métodos complementares. Mas a principal técnica da Terapia Floral é a entrevista, pois o sintoma sai pela palavra, com ela o cliente além de esboçar seus sentimento e emoções, ele confronta-se com o problema, elucidando-o e abrindo caminho para uma possível mudança. É um processo que se inicia pela a fala.

Cabe lembrar, que a combinação dos florais a serem recomendados deve seguir a necessidade de cada pessoa. O terapeuta deve discernir o que é melhor para aquela pessoa, naquele momento. Sugere-se que a formulação não ultrapasse a quantidade de 12 essências.

Relatos de Casos com o uso da Terapia Floral

Patrícia Schein e Karin Dallagnolo

Agradeço de coração as Terapeutas, Patrícia Schein e Karin Danagnollo, amigas e companheiras na arte da Terapia Floral, por compartilharem suas experiências conosco. Esse é um ato de carinho, confiança e desprendimento. Muito Obrigada!


Alguns Relatos

Lembrando, que a menção de sintomas físicos mencionados nos depoimentos não significa que a Terapia Floral tenha efeito curativo sobre os mesmos. Os florais não combatem, diretamente, as doenças físicas ou psíquicas, simplesmente aumentam o bem-estar geral da pessoa, iluminando e ampliando sua consciência, trazendo assim condições propícias para sua recuperação.

Os relatos a seguir, que mostram as melhoras físicas, são frutos de um maior bem-estar espiritual e psíquico, que as essências florais são capazes de trazer da profundeza da alma.

Observações Importantes:

1)      É importante lembrar que não são todas as pessoas que tem reações catárticas à Terapia Floral. O intuito da Terapia Floral é tornar a pessoa mais harmônica com ela e com o mundo ao seu redor, mas algumas vezes, para que isso ocorra é necessário expurgar emoções internas que estão impedindo que isso aconteça.

2)      O acompanhamento do uso da Terapia Floral por um Terapeuta habilitado possibilita uma melhor observação dos conteúdos a serem trabalhados, bem como fornece também, um bom respaldo nos momentos da catarse. Pois junto com o cliente ele estuda as melhores direções para o tratamento.

3)      O uso da Terapia floral não substitui o tratamento médico. Seu uso é complementar.

CASO 1 – RELATO  DA TERAPEUTA KARIN DALLAGNOLO

CASO 2 – RELATO  DA TERAPEUTA PATRÍCIA SCHEIN

CASO 3 – RELATO  DA TERAPEUTA PATRÍCIA SCHEIN

11 Comments to "TERAPIA FLORAL: INTRODUÇÃO, USO E RESULTADOS"

1 | ElenaLisvato

6 de agosto de 2009 to ● 8:50

Super-Duper site! I am loving it!! Will come back again – taking you feeds also, Thanks.

2 | Extenze

13 de agosto de 2009 to ● 5:13

Please, can you PM me and tell me few more thinks about this, I am really fan of your blog…

3 | Norma Washington

12 de novembro de 2009 to ● 5:12

This makes me remember something funny that my uncle always said…
Of course its surely inappropriate right now…

4 | buy viagra

18 de dezembro de 2009 to ● 19:01

You are a very smart person!

5 | Jatnika

2 de janeiro de 2010 to ● 10:43

Please, can you PM me and tell me few more thinks about this, I am really fan of your blog…

rH3uYcBX

6 | admin

4 de janeiro de 2010 to ● 8:19

thank you for attention. I hope that future articles are of interest to you too!
Hugs and wish you a 2010 filled with peace, health and prosperity!

7 | admin

4 de janeiro de 2010 to ● 8:26

Hello Jonas, good morning!
I wish I could talk to you more about the article, but unfortunately I have not mastered the English and would be a difficult conversation. I suggest that you take me to the questions via e-mail, or even by Blog and I’ll respond as much as possible.
Hugs and thank you for your contact.
I wish you a year filled with peace, love, and much prosperity!
Sônia Parucker

8 | Sergio Luiz

3 de fevereiro de 2010 to ● 12:29

Olá, gostaria muito de maiores informações sobre o curso de florais de gaint germain, se vc puder me adiantar algumas informações serei muito grato. prazer em contatá-la. Sergio luiz. Terapeuta holistico. (ctba-pr)

9 | admin

5 de fevereiro de 2010 to ● 3:23

Olá Sérgio, bom dia!
Agradeço o seu contato e informo que os novos cursos ocorrerão a partir do mês de maio, uma vez que estou me mudando para São Paulo e nesta fase não terei condições de ministrar cursos. Acredito que no final de abril já estarei disponível novamente para ministrá-los. Assim que tiver a nova programação envio-lhe um e-mail.
Se você tiver pressa em conhecer os Florais de Saint Germain, tenho um material didático, preparado para pessoas que preferem estudar em casa. Dê uma olhada na loja virtual: http://www.soniaparucker.com.br. Caso queria adquiri-lo, vou esclarecendo as dúvidas via e-mail e numa próxima oportunidade você participa do curso presencial.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Abraços e um bom final de semana
Sônia Parucker

10 | seo lace

3 de maio de 2010 to ● 2:45

I can’t read lbog.soinaapruckerocm.br in Opera 7.8, I just figured I mightt tell youabout it?

11 | admin

3 de maio de 2010 to ● 18:03

Thanks, I’ll ask the site staff to verify the reason you can not visualize the site by Opera. Once you’ve Replies notice you.
Hugs and a great week!
Sonia Parucker

Write Comment